Folha de S. Paulo


Rajadas de vento em Manaus foram de 91,8 km/h, diz Inmet

Dados preliminares do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgados nesta terça-feira (1) mostram que a cidade de Manaus registrou rajadas de vento de até 91,8 km/h ontem (30). Por conta do vendaval, o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), anunciou a interdição de um shopping em uma área nobre da cidade.

Segundo a prefeitura, há infiltrações e risco de novos desabamentos. O teto cedeu em diversos pontos do centro de compras, e a praça de alimentação teve seu acesso impedido. Segundo a prefeitura, havia furos no teto, poças de água dezenas de lojas fechadas.

O Implurb (Instituto Municipal de Planejamento e Ordem Social) diz que o shopping já havia sido notificado duas vezes, a última há oito meses, pelo mesmo problema.

A prefeitura informou que a interdição é por tempo indeterminado: o local terá de se adequar e apresentar projeto de reparo de infiltrações. Procurado, o shopping informou que iria se manifestar por meio de nota, o que não havia ocorrido até a publicação desta reportagem.

No Amazonas shopping, a cerca de 3 km do shopping Manauara, parte do gesso do teto desabou durante a tempestade. O estabelecimento foi notificado.

A Defesa Civil registrou mais de 40 ocorrências pela cidade, a maioria de destelhamento, como nos prédios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação Dr. Thomas, que atende a idosos. Não há registro de feridos.

Árvores, placas de publicidade e coberturas foram arrancadas. Também houve alagamentos e ao menos dez bairros ficaram sem energia elétrica.


Endereço da página:

Links no texto: