Folha de S. Paulo


Governo de SP começa a destruir edifício com moradores dentro

O governo de SP começou a destruir um prédio de quatro pavimentos na cracolândia (centro) sem que todos os moradores tivessem saído.

O edifício na alameda Cleveland foi desapropriado e será cedido pela Secretaria de Estado da Cultura para a construção de um grupamento do Corpo de Bombeiros.

Em troca, a pasta receberá a área da atual sede da corporação, na rua de trás, para fazer um centro cultural.

No prédio moravam nove famílias, que pagavam um aluguel de cerca de R$ 1.000.

Em 11 de setembro, elas foram notificadas que deveriam desocupar os apartamentos até o dia 26. Depois, fizeram acordo com a secretaria, que estendeu o prazo até ontem.

Os moradores foram cadastrados no programa de bolsa aluguel para receber R$ 400 por mês, durante nove meses. As primeiras três parcelas foram pagas de uma só vez.

Algumas famílias, no entanto, afirmam que não conseguiram encontrar nesse prazo um imóvel na região central pelo valor da bolsa.

Na última quinta, antes de o prazo para a saída ter vencido, funcionários contratados pelo governo chegaram.

Ao menos quatro famílias ainda moravam no prédio, entre elas uma com criança.

Os funcionários começaram a destruir portas e janelas dos apartamentos já vagos.

"O prédio balançava, meu irmão [de oito anos] chorava", diz Valkiria Dourado, 27.

A secretaria diz que começou a retirar manualmente, dos imóveis desocupados, itens como portas e janelas, "inutilizando [os apartamentos] para evitar invasões".

Afirmou ainda que forneceu todos os meios necessários para o transporte dos pertences das famílias para o endereço que elas escolheram e que elas foram inscritas nos programas habitacionais do governo de São Paulo.


Endereço da página:

Links no texto: