Folha de S. Paulo


Inspeção veicular será feita por quatro empresas em 2014, diz Haddad

A inspeção veicular será feita por quatro empresas, a partir do próximo ano, na cidade de São Paulo. A afirmação é do prefeito Fernando Haddad (PT). De acordo com ele, a licitação para a escolha dessas empresas deverá sair em outubro.

Em entrevista à rádio CBN, Haddad afirmou na manhã deste sábado que o processo licitatório vai dividir a cidade em quatro lotes, sendo um para cada empresa. Desde o início da licitação, em 2008, a inspeção foi feito apenas por uma empresa, a Controlar, com quem a prefeito gasta em torno de R$ 180 milhões com subsídio.

Estado de SP deverá implantar inspeção veicular em 124 cidades

A Controlar e a prefeitura estão em uma disputa judicial, que, segundo Haddad, está no fim. O prefeito afirmou que a empresa tem todo o direito de recorrer à Justiça contra o processo licitatório. Procurada, a assessoria de imprensa da Controlar ainda não se manifestou.

Haddad já havia chamado de monopólio o contrato com a Controlar, firmado na gestão Gilberto Kassab (PSD), e a própria inspeção de 'papa-níquel'. Hoje, ele disse que gostaria de encerrar o atual contrato, mas destacou que "infelizmente, tenho um processo administrativo a cumprir. Tenho uma lei que me obriga a dar direito de defesa".

O prefeito também voltou a defender a criação de uma inspeção veicular estadual. "Não existe inspeção municipal, fumaça não vai respeitar fronteira. Isso começou errado, com um contrato errado, tudo para legitimar esse contrato. [A inspeção] tem que ser estadual. Não tem cabimento ser municipal."

No último dia 20, a Justiça determinou que o governo paulista implemente a inspeção veicular em 124 cidades do Estado em um prazo de um ano e meio. Entre os municípios que deverão ter a inspeção estão Campinas, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e as cidades da região do ABC paulista.

Em 2014 começam também as novas regras da inspeção, aprovadas neste ano. Com isso, a vistoria passará a ser anual apenas para carros com dez anos de uso. Veículos com até três anos de utilização não precisarão fazer a inspeção a partir do próximo ano. Já os de quatro a nove anos de vida passarão pela inspeção apenas a cada dois anos.

Haddad afirmou que não espera economizar nos contratos com a divisão dos serviços em quatro empresas. Ele aponta, porém, que deverá haver economia com a mudança na periodicidade das inspeções.

TRÂNSITO

Haddad também foi questionado sobre a reforma de semáforos e afirmou que já solicitou a readequação dos tempos semafóricos para travessia e que a mudança deverá atingir em torno de 2.000 equipamentos até o final do ano. Segundo ele, o contrato para as reformas começaram em agosto e já foram feitas em 400 deles.

O prefeito também falou sobre o possível fechamento da região central da cidade para carros, como ocorreu no domingo passado, quando ocorreu a Virada Esportiva. Ele disse que estuda todas as possibilidades para ampliar circulação com velocidade de ônibus.

Estão sendo estudados também, segundo ele, o fechamento do parque Ibirapuera e de outros centros esportivos para carros e da possibilidade de proibir táxis nos corredores de ônibus. Quanto a esse último assunto, Haddad destacou que "está convencido" que os táxis reduzem a velocidade dos coletivos.


Endereço da página:

Links no texto: