Folha de S. Paulo


Sem força, fumaça atinge a costa do Paraná e de São Paulo

A fumaça formada por um incêndio em uma fábrica de fertilizantes São Francisco do Sul (SC) atingiu nesta quinta-feira a costa dos Estados do Paraná e de São Paulo. Apesar disso, ela já perdeu a força e não representa perigo para as populações litorâneas.

Antes da dispersão, a fumaça era tóxica provocando irritação na pele e nas vias respiratórias, podendo inclusive provocar intoxicação. Boa parte dos 46 mil habitantes de São Francisco do Sul deixou a cidade, que está praticamente deserta, e foi para a casa de familiares em outros municípios.

Nuvem de fumaça faz moradores peregrinarem por cidade de SC
Bombeiros mudam estratégia e diminuem fumaça tóxica em SC

No final da tarde desta quinta, a fumaça tomou o centro da cidade, antes ileso ao problema. Até mesmo a prefeitura, antes o ponto central para encontro de autoridades da Defesa Civil e Bombeiros, foi evacuada.

O cheiro é semelhante ao de água sanitária. A orientação é que os moradores evitem a área e rumem a lugares arejados. Outros bairros da cidade estão livres da fumaça.

A expectativa da prefeitura é positiva. Uma mudança de estratégia dos bombeiros ontem conseguiu diminuir a nuvem de gases, que mudou de cor. "Isso é bom. Quer dizer que diminuiu a temperatura e o pH está neutro", diz o comandante da corporação, coronel Marcos Oliveira.

Antes, a previsão era que a combustão fosse controlada até a tarde de sexta-feira. Agora, não há prazos. "Mas estamos otimistas", diz o prefeito Luiz Roberto de Oliveira (PP).


Endereço da página:

Links no texto: