Folha de S. Paulo


'Cheiro ardeu os olhos', diz moradora de cidade vizinha a incêndio em SC

Os moradores de Itapoá, no litoral de Santa Catarina, receberam na manhã desta quarta-feira (25) orientação da Defesa Civil para ficarem em casa ou deixarem o município.

A cidade fica a cerca de 50 km de São Francisco do Sul, onde um ocorre um incêndio em uma fábrica de fertilizantes que lançou uma fumaça tóxica na região.

Químicos em fumaça são 'moderadamente perigosos', diz governo
Moradores deixam cidade de SC com medo de incêndio tóxico

"A Defesa Civil falou para a gente se trancar em casa ou ir embora da cidade", disse Lucy Helena Wielewick, professora da rede municipal.

"Muita gente foi embora, principalmente quem tinha criança pequena, a cidade está vazia". Segundo ela, a maior parte das pessoas foi para Curitiba ou para a vizinha Guaratuba. "A cidade parou, está tudo fechado. Posto de saúde, bancos, comércio, escola".

Ela disse ter sentido alguns problemas devido a fumaça. "Na hora do almoço foi bem complicado. O cheiro estava forte, estávamos com ardência nos olhos."

Ela foi avisada do problema por volta das 9h, quando dava aula. A prefeitura mandou que professores, funcionários e alunos retornassem para casa.

Wielewick ainda aguarda novas informações. "Queremos saber se essa fumaça é tóxica, se faz mal". Por enquanto, segundo ela, há apenas a confirmação que escolas e postos de saúde continuarão fechados pelo menos até a manhã de quinta-feira (26).

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: