Folha de S. Paulo


Químicos em fumaça em SC são 'moderadamente perigosos', diz governo

Após afirmar no começo da tarde desta quarta-feira (25) que a fumaça resultante de incêndio em galpão de fertilizantes em São Francisco do Sul (SC) não é toxica, o governo de Santa Catarina alterou a nomenclatura e disse que os componentes são "moderadamente perigosos".

O fogo, de causa ainda desconhecida, começou por volta das 23h de terça-feira (24), em depósito da empresa Global Logística, e não havia sido controlado até a publicação desta reportagem.

Moradores deixam cidade de SC com medo de incêndio tóxico
Prefeitura vai distribuir 5.000 máscaras em cidade atingida por incêndio

A fumaça, segundo o governo, contém nitrato de amônio, diafosfato de amônia e cloreto de potássio.

Por volta das 12h, a gestão chegou a informar, em meio a uma espécie de "fuga em massa" da cidade, que o material não era tóxico. A versão foi alvo de contestações de especialistas e o governo acabou retirando o texto de sua página na internet horas depois.

Fichas de informação sobre produtos químicos descrevem o nitrato de amônio como um agente oxidante, que pode detonar sob ação de certos materiais, e cuja inalação pode causar irritação das vias aéreas, tosse e dificuldade respiratória. Exposto a altas temperaturas, o produto libera amônia e outros gases capazes de provocar problemas respiratórios agudos.

O prefeito de São Francisco, Luiz Roberto de Oliveira (PP), disse no meio da tarde que era impossível prever quando a situação seria normalizada. Pediu que os moradores esperassem "sinal verde" para voltar para casa.

A prefeitura não sabia dizer quantas pessoas haviam deixado o município, mas ao menos 400 pessoas tinham sido encaminhadas a abrigos.

"O vento muda muito rápido e não sabemos a direção que ele vai tomar", disse o prefeito.

O governador Raimundo Colombo (PSD) foi à cidade e informou que uma área de dois quilômetros em torno do incêndio estava protegida.

Já o comando da Polícia Militar em Santa Catarina prometia policiamento especial nas ruas da cidade a partir das primeiras horas da noite. O objetivo é "evitar furtos em residências e saques no comércio".

O Exército também participaria do patrulhamento, com 150 homens.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

EMPRESA

O Corpo de Bombeiros em São Francisco do Sul informou que ainda não sabe de quem é a carga de fertilizantes que estava guardada no depósito da Global Logística, no terminal marítimo do município.

A prefeitura disse que até o meio da tarde não havia sido procurada pela empresa. Nos telefones da Global Logística ninguém atendeu às ligações.

São Francisco do Sul tem o maior porto de Santa Catarina e o quinto maior do Brasil. A movimentação de cargas representa 70% da economia local, de acordo com a prefeitura.

Salmo Duarte/Agência RBS
Bombeiros do norte de Santa Catarina tentam controlar um incêndio de grandes proporções em um armazém de produtos químicos, em São Francisco do Sul
Bombeiros do norte de Santa Catarina tentam controlar um incêndio de grandes proporções em um armazém de produtos químicos, em São Francisco do Sul

Endereço da página:

Links no texto: