Folha de S. Paulo


Chuvas perdem força em Santa Catarina e neve atinge a serra

As chuvas que causaram prejuízos em ao menos 72 cidades de Santa Catarina começaram a perder força e devem diminuir ainda mais nos próximos dias, de acordo com o Ciram, centro de meteorologia do Estado.

Ao todo, 22 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, segundo o mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil estadual. Destas, 17,4 mil tiveram que sair de suas casas devido às enchentes.

Cristiano Estrela/Agência RBS
Rio do Sul (SC) ainda enfrenta problemas pelas enchentes
Rio do Sul (SC) ainda enfrenta problemas pelas enchentes

Cidades relatam ações de limpeza enquanto moradores começam a voltar para suas casas, de acordo com as prefeituras.

Apesar da trégua nas chuvas, alguns municípios ainda têm bairros com várias ruas alagadas.

Em Rio do Sul, onde a prefeitura estuda decretar estado de calamidade pública, a estimativa é que 186 famílias ainda estejam em abrigos.

As aulas nas redes estadual e municipal da cidade continuam suspensas nesta terça-feira (24). Postos de saúde também tiveram de ser fechados em diversos locais. A previsão é que as atividades sejam retomadas até a próxima semana.

O nível do rio Itajaí-Açu, que corta a cidade e chegou a ficar mais de dez metros acima do normal, continua sob monitoramento. Hoje, esse índice diminuiu para 9,40 metros, de acordo com a prefeitura.

O índice também começa a baixar lentamente em cidades como Blumenau e Taió, segundo a Defesa Civil.

Ontem, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), assinou um decreto de situação de emergência no Estado que prevê ajuda para 50 municípios.

NEVE NA SERRA

Após as chuvas, a terça-feira deve ser de tempo nublado no Estado, com algumas aberturas de sol durante o dia e possibilidade de chuva fraca em alguns pontos.

"A tendência é que a chuva diminua nos próximos dias", afirma a meteorologista Marilene de Lima, do Ciram.

Algumas regiões, como o litoral sul, porém, ainda tem previsão de chuva moderada no decorrer do dia. "Em razão de um sistema de baixa pressão que se organiza no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, há condição de mais umidade, nebulosidade e chuviscos do meio-oeste catarinense até o litoral sul."

A temperatura começa a cair e houve neve na serra catarinense já na tarde desta terça-feira.

O fenômeno é causado pelas baixas temperaturas --por volta de 0ºC e 2ºC na serra catarinense-- somadas à umidade. "Vamos ter a combinação certa para a ocorrência de neve", afirma Lima.

Anselmo Viana Nascimento/Mural
Neve cai na região central de São Joaquim; após chuvas, as temperaturas caem em toda a região
Neve cai na região central de São Joaquim; após chuvas, as temperaturas caem em toda a região

Endereço da página: