Folha de S. Paulo


Multa por invasão de faixa de ônibus cresce mais de 500% em São Paulo

Nos primeiros oito meses deste ano foram aplicadas 152,7 mil multas por invasão a faixas exclusivas de ônibus em São Paulo. O número representa aumento de 522% em relação ao mesmo período do ano passado.

O ritmo de autuação cresceu conforme a gestão Fernando Haddad (PT) ampliou o número de vias exclusivas.

Até ontem, 190 km de novos trechos foram implantados, a maioria depois dos protestos de junho. Ao assumir, Haddad encontrou 122 km.

Do total de multas, quase metade foi aplicada nos meses de julho e agosto. Foram 74,2 mil, uma média de quase uma por minuto.

Também ganhou força neste ano a fiscalização dessas faixas. Antes feitas apenas por 2.000 agentes da CET, neste ano também passaram a multar 700 fiscais da SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo).

Invadir as faixas à direita das vias rende multa de R$ 53,20 e três pontos na habilitação. Se todas as multas aplicadas forem pagas, os cofres municipais vão receber neste ano R$ 6,8 milhões a mais do que em 2012.

O aperto na fiscalização também ocorreu nos corredores à esquerda das vias, embora em menor intensidade. Foram 199,8 mil multas até agosto, alta de 5% em relação a 2012.


Endereço da página: