Folha de S. Paulo


Bairros continuam sem luz após tornado atingir Taquarituba (SP)

Ao menos três bairros da cidade de Taquarituba (a 328 km de São Paulo) permaneciam sem luz na noite desta segunda-feira devido ao tornado que atingiu a cidade ontem (22). Também há pontos com problemas na telefonia fixa.

Os bairros mais afetados e que ainda tinham problemas de luz são o centro, Dona Carmélia e Parque Industrial. Esse último foi visitado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na tarde de hoje, que afirmou que o "cenário é devastador".

'Cenário é devastador', diz Alckmin em cidade atingida
Tornado deixa centro de Taquarituba, em SP, destruído

A cidade de 23 mil habitantes decretou estado de calamidade. Duas pessoas morreram e outras 64 ficaram feridas em decorrência do tornado. Um levantamento dos bombeiros encontrou cerca de 250 casas e estabelecimentos comerciais parcialmente destruídos. O vento derrubou árvores, postes e até silos agrícolas.

"O barulho foi indescritível. O vento levou todo o telhado da minha casa. Passou devastando tudo. Deixou essa cena de guerra", afirmou o cabo da Polícia Militar César Filho, que mora do Jardim Dona Carmélia e estava em casa na hora do tornado.

Fotos e vídeos publicados em redes sociais mostram que a cobertura do terminal rodoviário de Taquarituba foi arrancada pelo vento. A estrutura de um posto de gasolina localizado no distrito industrial da cidade também desabou.

Os mortos foram identificados como Jamil Francisco da Silva, 54, motorista de um ônibus que tombou com o vento enquanto trafegava pela rodovia SP-255, e um jovem que estava no ginásio poliesportivo da cidade, Edson Matheus Pereira, 21. A cobertura da quadra veio abaixo durante a tempestade.

AJUDA

A Defesa Civil encaminhou para a cidade itens como kits de higiene, colchões, cobertores, lonas plásticas e roupas. A prefeitura da cidade também disponibilizou uma conta bancária para arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas --Banco do Brasil, agência 2712-X e conta 95.000-9.

Vídeo

REDEMOINHO

O evento extremo, um redemoinho que se forma e suga para o alto tudo o que encontra pela frente, ocorreu às 15h45, segundo registros da Defesa Civil do Estado.

Desde sexta-feira, a Somar Meteorologia previa que fortes tempestades atingiriam a parte sul de São Paulo.

A chance de um tornado ocorrer aumenta bastante quando uma frente fria chega, fato que ocorreu ontem.

A diferença de temperatura entre o ar frio em deslocamento e o ar quente pode formar a coluna de vento.

Nenhuma estação meteorológica da área conseguiu aferir a velocidade do vento, segundo os meteorologistas da Somar. Mas ela pode ter passado dos 200 km/h.

Os tornados costumam durar poucos minutos. Atingem a largura de um a dois quarteirões, mas podem deslocar-se pelo terreno, o que aumenta seu poder de destruição.

Apesar de ser um assunto controverso no meio científico, estudos recentes mostram que a incidência de tornados em algumas áreas do Brasil, caso do interior de São Paulo, tem sido frequente.


Endereço da página:

Links no texto: