Folha de S. Paulo


A 41 dias de show, fãs de Justin Bieber têm de deixar acampamento no Rio

Acampado desde o dia 16 sob um viaduto à espera do show do cantor teen canadense Justin Bieber, um grupo de adolescentes se tornou uma preocupação para a Prefeitura do Rio.

Ainda faltam 41 dias para a apresentação do astro pop, mas o grupo insiste em permanecer em barracas na praça da Apoteose, no centro da capital fluminense, até o aguardado dia 3 de novembro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social esteve no local para vistoriar a situação. A preocupação é com a presença de crianças e adolescentes. Eles estariam dormindo e se alimentando mal e sujeitos a riscos por conta das condições inadequadas sob o viaduto. Os fãs abaixo dos 18 anos foram orientados pela equipe a deixar o acampamento.

Segundo os próprios fãs, 90% dos acampados têm menos de 18 anos. Depois de algum protesto, choro e indignação, eles articulam para se enquadrar às exigências. Houve uma corrida atrás de pais, primos, tios e avós que tenham disponibilidade --e, principalmente, que concordem em encarar o acampamento improvisado por mais 41 dias.

Nesta segunda-feira (23), a prefeitura tratou de estabelecer regras: como a calçada é estreita e a avenida Salvador de Sá, que passa sob o viaduto, tem grande tráfego, as barracas precisam ficar desmontadas todos os dias entre as 6h e as 18h.

"É uma pena. Todo esse problema aqui aconteceu porque a TV nos mostrou nas barracas aqui", lamenta uma fã que vai ter de deixar a praça da Apoteose.

NOTIFICAÇÃO

Desde o dia 16, são 15 as barracas montadas. Como em uma espécie de gincana entre os fã-clubes, os adolescentes se revezam para manter seu lugar na fila. O prêmio parece singelo: um espaço na fila do gargarejo para ver o ídolo mais de perto. Há barracas que representam "equipes" que podem chegar a 50 pessoas.

A estudante Beatriz Nunes, 16, se diz tranquila. Conseguiu atrair a avó, Maria de Lurdes Modesto Nunes, 78, para a fila-acampamento. Para reforçar seu time, ela conta com um primo de 17 anos. "Mas ele faz 18 daqui a alguns dias", explica ela para incluí-lo no rol dos maiores de idade.

Beatriz, que mora no Engenho de Dentro, zona norte do Rio, afirma que os pais a autorizaram a acampar e que não está perdendo aulas para idolatrar Bieber. "Fico estudando aqui mesmo", afirma.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, o principal ponto da vistoria ao espaço improvisado foi a ausência de responsáveis pelos menores no local. Um relatório foi encaminhado ao Conselho Tutelar, para que os pais sejam notificados.


Endereço da página: