Folha de S. Paulo


Sobe para 70 o número de cidades afetadas pelas chuvas em SC

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina trouxeram prejuízos para ao menos 70 cidades do Estado e afetaram mais de 20 mil pessoas, segundo levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (23) pela Defesa Civil.

As aulas foram canceladas em 52 cidades, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação. A medida foi tomada para garantir a segurança dos alunos devido ao aumento do nível da água dos rios que cortam os municípios.

Devido aos prejuízos, o governador Raimundo Colombo (PSD) voltou a afirmar na manhã desta segunda-feira (23) que pretende decretar situação de emergência no Estado. A assinatura deve ocorrer após sobrevoo das áreas atingidas.

A decisão foi anunciada durante visita dos ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Fernando Bezerra (Integração) e do secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Vianna, ao Estado.

Ao declarar situação de emergência, o governo pode, entre outros benefícios, fazer compras sem licitação e solicitar recursos ao governo federal.

Nelson Antoine/Fotoarena
Casas são tomadas pela água em Rio do Sul, cidade do Vale do Itajai, em Santa Catarina, após tempestades atingirem a região
Casas são tomadas pela água em Rio do Sul, cidade do Vale do Itajai, em Santa Catarina, após tempestades atingirem a região

Segundo a Defesa Civil, ao menos sete municípios do Estado já decretaram situação de emergência: Rio do Sul, Araquari, Bom Retiro, São José do Cedro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta.

Com as chuvas, 18 dos 25 bairros de Rio do Sul ficaram embaixo d'água. O rio Itajaí-Açú, que corta a cidade, transbordou e chegou a ficar dez metros acima do nível normal.

Cerca de 2.700 pessoas tiveram que sair de suas casas -671 foram para abrigos, de acordo com a prefeitura. As demais tiveram que ir para a casa de parentes e amigos.

As chuvas também causaram prejuízos em Blumenau, onde ao menos 123 pessoas deixaram suas casas e tiveram que ir para abrigos, segundo a prefeitura.

Ao todo, 3.176 casas da cidade foram afetadas pela inundação, que também atingiu mais de 1.300 estabelecimentos comerciais e industriais.

PREVISÃO

O volume de chuvas em Santa Catarina superou, em menos de três dias, a média prevista para todo o mês de setembro, de acordo com o governo do Estado.

Apesar de começar a diminuir, o alerta para chuvas permanece nesta segunda-feira. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de chuvas forte no leste dos Estados de SC, RS e PR.


Endereço da página: