Folha de S. Paulo


Chuva deixa 2.000 pessoas sem casa em SC

Cerca de 2.000 pessoas estão desalojadas (foram para casas de amigos e parentes) ou desabrigadas (dependem de abrigos públicos) em Santa Catarina por conta da chuva que atinge o Estado desde a última semana.

De acordo com a Defesa Civil, a situação mais crítica é na cidade de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, onde aproximadamente 1.000 pessoas estão desalojadas e outras 472 estão em abrigos. O nível do Rio Itajaí do Sul era de 8,46 metros acima do normal, ontem (21). Além disso, a rodovia SC-350 está interditada por causa da água na pista.

Homero Buzzi/SDR Rio do Sul
Imagem da cidade de Rio do Sul, interior do Estado de Santa Catarina, na tarde deste sábado (21)
Imagem da cidade de Rio do Sul, interior do Estado de Santa Catarina, na tarde deste sábado (21)

Na serra catarinense, a BR-282 também está interditada desde meados da tarde no trecho entre Bom Retiro e Lages, no km 135. A população do oeste sofreu com a chuva de granizo na última madrugada que destelhou ou danificou parte do telhado de várias residências.

No Vale do Itajaí, as barragens de Ituporanga e de Taió estão sendo monitoradas para minimizar ao máximo o impacto das inundações em Rio do Sul e o risco de inundação em Taió, que está alerta.

A barragem de Ituporanga está com três das cinco comportas fechadas, enquanto que a barragem de Taió com quatro das sete comportas fechadas. A barragem Sul está com cerca de 65% da sua capacidade de armazenamento comprometida, enquanto que a barragem de Taió cerca de 30%. Já a Barragem de José Boiteux está com as duas comportas fechadas.

PREVISÃO

A previsão para a manhã e tarde deste domingo é de muita chuva em todo o Estado de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, o acumulado deve chegar a 100 mm em algumas regiões. "Considerando que entre sexta e sábado já choveu o equivalente a todo mês de setembro", informou o órgão.

No oeste, meio-oeste, planalto sul e litoral, a chuva se concentra na madrugada e manhã e parte da tarde com valores previstos em torno de 30 a 50 mm. Nas regiões do Vale do Itajaí, grande Florianópolis e planalto norte, a chuva esperada em média é de 50 a 80 mm ao longo do dia. Já para o Litoral Norte, a chuva prevista é de 80 a 100 mm no decorrer do dia.

Na segunda-feira (23), o tempo melhora, mas persiste a condição de deslizamentos. O vento que sopra do mar em direção ao litoral e a maré alta dificultam bastante o escoamento das águas dos rios das bacias do planalto ao litoral.


Endereço da página: