Folha de S. Paulo


São Paulo amanhece com chuva e temperaturas amenas; primavera começa hoje

O domingo (22) amanheceu cinza e chuvoso na capital paulista, com temperaturas na média dos 18ºC, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas na cidade.

Depois de um sábado (21) seco, com umidade relativa do ar a 35%, a chuva vem limpar um pouco o ar da cidade desde o extremo da zona sul, onde chove forte, até partes das zonas leste, norte e central, onde chove leve nesta manhã, de acordo com o órgão da prefeitura.

O CGE aponta para tendência de chuva até as primeiras horas da tarde, devido a áreas de instabilidade que chegam do interior. Precipitações leves e moderadas devem se deslocar rapidamente pela cidade ao longo do dia e a temperatura pode variar de 17ºC a 29ºC.

PRIMAVERA

A nova estação começa exatamente às 17h44, momento astronômico conhecido como equinócio, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração.

Os dias vão se tornando cada vez mais longos, conforme a quantidade de energia solar que chega até o hemisfério Sul do planeta aumenta.

Segundo o CGE, no entanto, a chegada da primavera não deve mudar drasticamente o tempo num primeiro momento. No início da estação, ainda é comum o registro de períodos de tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar.

Também é comum ocorrerem ondas de frio provocadas pela entrada de alguma massa de ar polar mais tardia.

A madrugada ainda tem temperaturas mais baixas, que vão se elevando rapidamente depois do amanhecer, fazendo com que os dias tenham grande amplitude térmica.

Aos poucos, as chuvas se tornam mais intensas e frequentes, vindo em forma de pancadas nos finais de tarde. O período mais chuvoso deve ocorrer na metade de outubro.


Endereço da página: