Folha de S. Paulo


Cervejarias e PM lançam campanha sobre trânsito consciente

Fabricantes de cerveja vão lançar nesta sexta-feira (20) uma campanha nas TVs e rádios para divulgar um curso de segurança no trânsito da Polícia Militar de São Paulo.

O curso "Trânsito Consciente", on-line e gratuito, foi criado pela corporação no fim de 2012. Até hoje, cerca de 22 mil pessoas participaram.

As lições do curso abordam os perigos do trânsito --inclusive a condução de veículos sob efeito de bebidas alcoólicas. Também são destacados os riscos de dirigir falando ou manuseando o celular ou sob efeito de drogas e remédios que reduzem a atenção.

O filme da campanha vai mostrar um carro que trafega pelas ruas do centro de São Paulo e se transforma toda vez que passa por outro veículo, copiando suas características. A mensagem é mostrar a importância de se colocar no lugar do outro.

Para a PM, a campanha é diferentes de outras sobre o assunto por não ser focada nas tragédias do trânsito, mas nos aspectos positivos que a conscientização provoca.

O lançamento da campanha faz parte das ações do governo estadual na Semana da Mobilidade, que estimula debates e ações sobre trânsito e transporte.

ALTERNATIVAS

Além da questão de responsabilidade social, o tema da mobilidade entrou no radar do setor de bebidas após um primeiro semestre com queda de vendas. Executivos apontaram como motivo a economia desaquecida e o aumento do rigor na nova lei seca, em vigor desde dezembro.

As indústrias se reúnem com a PM e o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) em um comitê sobre segurança viária, que estuda iniciativas para a redução dos acidentes. Entre as ideias já discutidas, junto com donos de bares e taxistas, está a de subsidiar as corridas de parte dos clientes.

O comitê também defende a ampliação do transporte público noturno, sobretudo linhas de ônibus, para que clientes e consumidores de bebida tenham alternativa ao carro. Os planos do Estado e município foram divulgados esta semana. (ANDRÉ MONTEIRO)


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