Folha de S. Paulo


Mais de 70 semáforos continuam em pane após chuva em SP

Ao menos 76 semáforos estão em pane nas ruas de São Paulo, nesta quinta-feira (19). De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por volta das 13h, 56 equipamentos estão apagados e 20 estão no amarelo intermitente. A cidade apresentava no mesmo horário 62 km de congestionamento, índice considerado acima da média para o dia e para o horário

Alguns semáforos estão a mais de dois dias sem funcionar, como é o caso do cruzamento entre a rua General Julio Marcondes Salgado com a alameda Nothmann, na região central. No local, segundo a Eletropaulo, houve uma queda de energia na terça-feira (17) que deixou a região sem eletricidade por cerca de duas horas, o que pode ter danificado o semáforo.

Equipes da CET trabalham no local para consertar o equipamento. Segundo boletim de ocorrências em São Paulo, publicado no site da companhia, outros 40 semáforos estão há mais de duas horas sem funcionar.

Às 9h, ao menos 119 equipamentos, espalhados em toda as regiões da cidade, estavam apagados ou no amarelo intermitente. Segundo monitoramento da CET, a cidade registrou, naquele momento, 106 km de congestionamento, marca superior a média para o horário.

No total, de acordo com a CET, há mais de 6.100 cruzamentos semafóricos em São Paulo. A Prefeitura de São Paulo pretende reformar, até dezembro deste ano, 1.995 semáforos na capital paulista. Serão instalados equipamentos que evitam panes como as que aconteceram hoje.

O serviço já está sendo feito e ao menos 233 semáforos já foram restaurados. A ideia, segundo a CET é trocar os cabos de alimentação dos controladores e das botoeiras de pedestre, além da instalar dispositivo de proteção contra descargas atmosféricas.

A companhia ainda pretende aterrar algumas partes do sistema para evitar curto-circuitos. Após reformados, se estiverem em pane os semáforos precisam ser consertados em, no máximo, duas horas após a constatação da ocorrência de defeitos.

CHUVA

Chove com moderada intensidade desde as primeiras horas de hoje. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergencias) da Prefeitura de São Paulo, o total pluviométrico médio na cidade superou 6,8mm.

Os maiores índices foram reportados ao centro nas subprefeituras de Butantã, na zona oeste, com 20,8mm e Vila Mariana, na zona sul, 13,6mm.


Endereço da página:

Links no texto: