Folha de S. Paulo


26% das pessoas que saem à noite dirigem após beber, aponta pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) aponta que 26,6% das pessoas que saem à noite admitem dirigir mesmo depois de consumirem bebida alcoólica. A pesquisa foi feita com motoristas da capital e da região metropolitana de São Paulo.

Os dados preliminares do levantamento foram divulgados nessa quarta-feira, primeiro dia da Semana Nacional de Trânsito, que foca neste ano a relação entre álcool e outras drogas com a segurança no trânsito. A pesquisa completa deverá ser divulgada amanhã em evento no Palácio dos Bandeirantes.

Entre as pessoas que afirmaram dirigir depois de beber, 47,7% acham que bebem pouco e isso não as prejudica e 22% dizem nunca ter se envolvido em acidentes e acreditam ser bons motoristas. Entre as justificativas ao comportamento, 69,7% dizem que fazem isso por não ter opção.

Entre os entrevistados, 35,7% frequentam bares e restaurantes de três a cinco vezes por mês. Já as regiões mais frequentadas à noite são Pinheiros e Vila Madalena (60,6%), Jardins, Paulista e Paraíso (49,3%), Baixo Augusta (37,2%), Moema, Ibirapuera, Vila Nova Conceição (34,5%) e a região central (34,2%).

A pesquisa ouviu 640 pessoas por meio de questionário on-line.

Lançado no Carnaval, a Operação Direção Segura do Detran já fez 7.900 testes de detecção de álcool em blitze no Estado. Ao todo, 833 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante, sendo que 184 responderão por crime de trânsito.

Os motoristas flagrados com até 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro recebem multa (R$ 1.915,40), sete pontos na habilitação e respondem a processo administrativo, podendo ter a carteira suspensa por um ano. A partir de 0,34, o condutor recebe as mesmas penalidades e também responderá na Justiça por crime de trânsito.


Endereço da página: