Folha de S. Paulo


Semáforo reformado fica sete horas sem conserto após chuva em SP

A primeira chuva --fraca-- na capital paulista em 11 dias foi suficiente para provocar um apagão em 70 semáforos.

Um deles, recém-reformado pela prefeitura, permaneceu quebrado por sete horas e 40 minutos na manhã de ontem em Higienópolis (centro), conforme informações do site da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Fica no cruzamento da rua Doutor Albuquerque Lins com a av. Doutor Veiga Filho.

O semáforo de Higienópolis consta da lista da prefeitura como um dos 233 que foram recuperados neste ano.

"Esse semáforo geralmente para de funcionar em dias de chuva", afirma Edson de Jesus, 64, aposentado.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Semáforo no cruzamento da rua Dr.Albuquerque Lins com a rua Dr.Veiga Filho, em Higienópolis, no centro, ficou mais de sete horas apagado
Semáforo no cruzamento da rua Dr. Albuquerque Lins com a rua Dr.Veiga Filho, em Higienópolis, ficou mais de sete horas apagado

O prefeito Fernando Haddad (PT) disse na semana passada que os semáforos reformados têm de ser consertados em "no máximo" duas horas.

Três consórcios são responsáveis pelo serviço. Segundo Haddad, caso haja descumprimento, a multa pode chegar a R$ 10 mil.

A CET afirmou que a empresa responsável está sendo multada por não ter executado esse serviço em até duas horas, como previsto em contrato. O valor da multa, no entanto, não foi informado.

REFORMAS

Em abril, a prefeitura anunciou um plano para reformar 4.800 cruzamentos semaforizados da cidade.

A previsão da Secretaria Municipal dos Transportes era de que os trabalhos começariam em julho e terminariam até 2015, mas que mais da metade das reformas seriam concluídas dentro de até seis meses --antes da próxima temporada de chuvas.

Em nota, a CET afirma que a primeira ordem de serviço foi dada no mês passado, começando pelos "cruzamentos mais complicados".

Ela informa agora que, até dezembro, 2.000 cruzamentos serão reformados.

A companhia também diz que irá divulgar até amanhã a listagem dos novos cruzamentos semaforizados que foram revitalizados, em complemento aos 233 anteriores.

Na semana passada, a prefeitura prometeu lançar um portal na internet até outubro com informações sobre pontos de alagamento e funcionamento de semáforos na capital paulista, como parte do plano do verão de 2014.

Ontem também houve demora no conserto de semáforos que não foram reformados. O do cruzamento da alameda dos Maracatins com a av. Iraí, em Moema (zona sul), ficou quatro horas apagado.

Colaborou BEATRIZ IZUMINO


Endereço da página: