Folha de S. Paulo


São Paulo tem dia quente e de baixa umidade relativa do ar

O paulistano aproveita o calor de mais de 30ºC que faz neste domingo (15) para praticar atividades ao ar livre. No entanto, CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas na capital, adverte para a baixa umidade relativa do ar, inferior a 30%.

Por causa disso, a Defesa Civil decretou estado de atenção para toda a capital paulista. Já são 11 dias sem chuva em São Paulo.

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

Uma frente fria que chega no começo da semana deve mudar essa situação, afirma o CGE. Já amanhã (16) à noite a cidade deve ter pancadas isoladas de chuva e trovoadas.

Na terça-feira (17) a temperatura cai e o dia será marcado por chuvas. A máxima não passa de 26ºC. Mas a chuva vai trazer alívio à qualidade do ar, e os percentuais de umidade devem variar entre 42% e 95%.


Endereço da página:

Links no texto: