Folha de S. Paulo


Mais Médicos vai permitir prazo de 'recuperação' para profissionais não aprovados

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que os médicos que não forem aprovados hoje na avaliação de português --que encerra período de curso e testes desses profissionais estrangeiros-- poderão ser desligados do programa ou passar por um processo de recuperação.

"Quem tiver necessidade de passar por um tempo maior de aprimoramento não vai atender a população. Fica ainda em momento de recuperação, aprimoramento, porque só levaremos para nossos hospitais e postos de saúde os que estiverem habilitados", disse.

O ministro explicou que a prova a ser aplicada hoje é apenas de português, porque os participantes do programa já fizeram outras avaliações ao longo das últimas três semanas.

O resultado desta prova será conhecido ainda hoje. Os aprovados devem seguir para os municípios definidos pelo governo brasileiro neste fim de semana. Na segunda-feira, eles já começam a atender a população.

"Já os reprovados não irão para os municípios atuar na atenção básica. Eles serão desligados do programa. Agora, os professores que avaliarão se alguns deles precisam apenas de passar por mais atividades de avaliação ou fluência na língua portuguesa", disse.

Segundo o ministro, os profissionais que forem escolhidos para passar por esse processo de 'recuperação' ficarão em um local específico, ainda a ser definido pelo Ministério da Saúde.

O ministro, entretanto, não explicou quanto tempo deve durar esse processo de aprimoramento dos profissionais que não forem aprovados na avaliação de hoje.


Endereço da página: