Folha de S. Paulo


Diário Oficial de MG chama cidade de "Ribeirão das Trevas"

Um erro cometido em edição do "Diário Oficial" do Estado de Minas Gerais citou a cidade de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, como "Ribeirão das Trevas".

O problema na redação apareceu na edição do último dia 7 do periódico, na seção referente à Secretaria da Educação, ao enumerar professores lotados para trabalhar na cidade. A cidade aparece por três vezes como "Ribeirão das Trevas".

Reprodução
Reprodução do erro encontrado no Diário Oficial de Minas Gerais
Reprodução do erro encontrado no Diário Oficial de Minas Gerais

Com população estimada de 315 mil pessoas, Ribeirão das Neves é uma das cidades mais pobres da Grande Belo Horizonte. Na edição 2013 do Mapa da Violência, que traz dados de 2011, aparece em 163º lugar entre os municípios mais violentos do país, com uma taxa de 52 homicídios por 100 mil habitantes.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (12), o governo de Minas informou ter aberto processo administrativo para apurar o episódio e apontar responsabilidades. A apuração, disse o governo, já identificou que o erro partiu do setor que coordena as escolas estaduais do município, e não da Secretaria da Educação ou da Imprensa Oficial. Computadores foram recolhidos para a investigação.

A nota diz ainda que já foram implantadas "novas medidas de segurança no processo de acesso e validação dos documentos" enviados ao "Diário Oficial".
A Secretaria da Educação encaminhou pedido de desculpas aos moradores da cidade e informou que o município é "importante parceiro da secretaia na missão de desenvolver a educação básica pública na região metropolitana de Belo Horizonte e em Minas Gerais".

Antes da manifestação do Estado sobre o episódio, a prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Correa (PT), havia encaminhado ao governo do Estado nota de repúdio ao erro de publicação. Afirmou que a população local "não concorda de forma alguma" com a referência e manifestou "indignação pela falta de respeito e cordialidade que deve existir entre os entes da Federação".


Endereço da página: