Folha de S. Paulo


SP decreta estado de atenção por baixa umidade

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo, decretou, no começo da tarde desta quinta-feira estado de atenção pela baixa umidade relativa do ar. Segundo boletim do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), a cidade encontra-se no momento com índice em torno de 29%.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Durante toda a manhã desta quinta, o sol predominou em um céu praticamente sem nuvens. Por conta disso as temperaturas se elevaram significativamente e já alcançaram os 28ºC em alguns bairros da cidade.

Moacyr Lopes Júnior/Folhapress
Paulistanos tomam banho de sol ao lado da piscina do Sesc Belenzinho
Paulistanos tomam banho de sol ao lado da piscina do Sesc Belenzinho

SAÚDE

A baixa umidade pode causar ou agravar doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares. A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem praticar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h.

Especialistas recomendam que as pessoas se hidratem e mantenham os ambientes úmidos. Colocar bacias com água ou panos molhados dentro de casa minimizam os impactos do tempo seco.

Sem prevenção, podem ocorrer ressecamento da pele e de mucosas do nariz e da garganta, dificuldade para respirar e irritação nos olhos.


Endereço da página: