Folha de S. Paulo


Escavação da linha 5-lilás do metrô vai fechar a av. dos Bandeirantes

O início da escavação para a expansão da linha 5-lilás do metrô de São Paulo vai provocar a interdição da avenida dos Bandeirantes, na zona sul, nos próximos dias 21 e 22.

O motivo é que o tatuzão, como é conhecida a máquina tuneladora, irá passar por baixo da avenida e será necessário fazer ajustes de pressurização que exigem medidas de segurança.

'Cabeça' do tatuzão chega a linha 5-lilás do metrô

O governador Geraldo Alckmim (PSDB) participou de evento na manhã desta quarta-feira (11) que marcou o início dos trabalhos de perfuração.

O tatuzão está sendo montado há meses em um poço aberto ao lado da avenida. A máquina pesa 1.500 toneladas, tem 20 motores e mede mais de 70 metros.

"No outro fim de semana, sem ser esse, ele já vai passar debaixo da avenida dos Bandeirantes. Vai ter que fechar uma parte da avenida, então estamos deixando para o final de semana", disse Alckmin.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), porém, informou que ainda não recebeu as informações técnicas sobre a interdição.

Editoria de Arte/Folhapress

Técnicos do Metrô dizem que interdições no início da escavação são normais, mas que depois a máquina irá cruzar o subterrâneo sem causar grandes impactos, já que há acompanhamento milimétrico do deslocamento do solo.

Quando estiver na ativa, o tatuzão terá capacidade para cruzar o bairro do Campo Belo a uma velocidade de até 15 metros por dia --adicionando 3.241 anéis de concreto ao túnel.

A máquina fará um percurso de 4,8 km passando por seis estações. O trabalho, até 400 metros depois a estação Chácara Klabin, deve ser concluído em 22 meses.

OUTRAS MÁQUINAS

Outras duas máquinas menores irão escavar dois túneis paralelos desde um poço aberto na avenida Adolfo Pinheiro até o poço da Bandeirantes, passando por quatro estações.

Para acelerar a expansão da rede, será a primeira vez que o Metrô usará três tatuzões simultaneamente. Mas haverá atraso de dois meses na previsão inicial. Uma das máquinas começa a escavar em outubro, e a outra em novembro --por medida de segurança, elas não trabalham paralelamente.

Alckmin disse que a estação Adolfo Pinheiro, a primeira da ampliação, deve ser inaugurada em janeiro de 2014 --a previsão anterior era dezembro deste ano. Já as demais estações devem ser entregues entre 2015 e 2016.

"A previsão é 2015 até [a estação] Brooklin. Se a gente puder entregar tudo, ótimo, senão alguma coisa [será entregue] em 2016", disse.

De acordo com o secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), não será possível inaugurar as estações uma de cada vez pois é necessário manter poços abertos para a saída da terra retirada pelas tuneladoras.

"Teria que fazer outro poço, o que encareceria a obra e não teria justificativa social para esse custo. O melhor mesmo é percorrer três ou quatro estações e tentar inaugurar de uma vez", afirmou.


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