Folha de S. Paulo


Contaminação na USP Leste não traz risco a alunos e funcionários, diz Alckmin

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse, nesta quarta-feira, que não há risco para alunos e funcionários que frequentam a USP Leste. O local está contaminado, segundo a Cetesb (agência ambiental do governo do Estado de São Paulo).

A comunidade acadêmica decretou greve ontem alegando riscos à saúde e exige providências por parte da universidade.

Contaminação de terreno na USP Leste faz professores decretarem greve

"A Cetesb já fez a notificação e não há nenhum risco para alunos e professores. A área contaminada é a área ao lado. [A Cetesb] já deu 60 dias para que a USP tome todas as providências para a descontaminação. A área está isolada e não tem nenhum problema", disse o governador.

Sobre a greve dos professores, Alckmin disse ser "um assunto interno da universidade, ela tem autonomia pedagógica e administrativa".

Mariana Rocha Oliveira/Leitora
Professores da USP Leste entram em greve após instalação de placa que alerta sobre risco de contaminação por gases tóxicos
Professores da USP Leste entram em greve após instalação de placa que alerta sobre risco de contaminação por gases tóxicos

GREVE

Os professores da USP Leste decretaram greve nesta terça-feira alegando preocupação com os riscos de trabalharem em uma área contaminada.

A eclosão da crise é uma placa, com símbolo da Cetesb (agência ambiental paulista), instalada nesta semana dentro do campus da universidade paulista aberto em 2005.

A informação contida nela é que "aquela área está interditada por conter contaminantes com risco à saúde".

Todos os prédios da USP Leste, por onde circulam mais de 4.000 pessoas, entre alunos, professores e funcionários, estão sobre uma terra que contém lixo orgânico.

Com o passar do tempo, esse material começa a emitir gás metano, que é tóxico e explosivo. O risco de acidentes dentro de ambientes fechados, onde o gás pode ficar armazenado, é real, segundo os técnicos ambientais que visitaram o local em 2012.

A Cetesb, de forma oficial, autuou a USP Leste no dia 2 de agosto, mas diz que não mandou colocar nenhuma placa interditando a área.


Endereço da página:

Links no texto: