Folha de S. Paulo


Polícia prende falso pastor suspeito de aplicar golpe em empresários

Dois homens foram presos na manhã desta segunda-feira sob suspeita de aplicar um golpe contra dois empresários em São Paulo. Segundo a polícia, a dupla se passava por integrante de uma igreja neopentecostal, sendo que um deles afirmava ser pastor.

O crime ocorreu em julho, quando os dois homens, de 54 e 62 anos, simularam a compra de US$ 50 mil e fugiram com o valor. A transação ocorria no salão de reunião de um hotel da região do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, quando os criminosos roubaram o dinheiros dos dois empresário do interior do Estado.

Segundo policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), os criminosos atraíram os empresários após tentarem comprar um terreno para a construção de um novo templo.

Após encontros com os corretores e a apresentação de documentos da igreja, a dupla revelou que era responsável por um "caixa dois" da igreja e que tinha interesse em comprar dólares por valores acima do preço como forma de "lavar" o dinheiro.

Na compra, porém, os criminosos acabaram saindo da sala. O suposto pastor alegou que iria guardar os dólares trazidos pelos empresários em um cofre e pegar o valor em reais que seria entregue a eles. Enquanto aguardavam o retorno dele, o outro criminoso saiu para atender uma ligação e acabou não voltando.

Os empresários perceberam o golpe, mas não conseguiram alcançar os bandidos. A polícia então foi acionada e conseguiu prender os suspeitos hoje em Mauá (na Grande São Paulo) e em Itatiba (a 84 km de São Paulo). Segundo a polícia, eles já tinham sido detidos em outra ocasião por estelionato.


Endereço da página: