Folha de S. Paulo


Prefeitura promete reestruturar linhas de ônibus em SP

A Prefeitura de São Paulo planeja reestruturar as 1.331 linhas de ônibus que servem a cidade. A proposta é montar uma rede perimetral para os coletivos e assim desafogar o trânsito no centro da cidade.

Segundo Ana Odila, diretora de planejamento da SPTrans (empresa responsável pelo transporte coletivo em São Paulo), o primeiro corredor a ser restruturado pela prefeitura é o que liga o bairro de Pirituba, na zona oeste, até a região central de São Paulo. São realizadas 300 mil viagens em um dia útil neste corredor, segundo Odila.

A ideia pretende criar uma espécie de anel viário no entorno do centro da capital. "O objetivo é desafogar o trânsito a área central. Hoje praticamente todos os ônibus necessariamente passam pelo centro para seguir para outras regiões, isso congestiona a região e prejudica as viagens", disse Odila.

De acordo com ela, os passageiros farão mais conexões para chegar ao destino, mas o tempo de viagem será menor, pois aumentará o fluxo de coletivos nas linhas perimetrais. "Não será necessário passar pelo centro para ir da zona oeste para a leste, por exemplo. Os usuários poderão seguir por vias onde o trânsito flui de maneira mais rápida, serão menos linhas com mais frequência de ônibus", afirmou.

A restruturação completa só será viabilizada, segundo Ana Odila, após a conclusão da licitação do transporte público em São Paulo, o que deve acontecer no próximo ano. Para a diretora de planejamento da SPTrans, com o projeto no papel, organizado e com novas empresas no sistema será mais fácil aplicá-lo.

No total trafegam pela cidade, cerca de 4,5 milhões de pessoas em dias úteis. A cidade tem 4.500 km de vias por onde passam cerca de 15 mil ônibus.

Na semana passada, a Prefeitura de São Paulo disse que também vai reestruturar a rede de ônibus da madrugada até o começo do ano que vem. A ideia é colocar mais ônibus no período entre a meia-noite e às quatro horas da manhã.

No total, a cidade opera com 98 linhas que atende todas as regiões, porém sem um horário predeterminado. A SPTrans (empresa responsável pelo transporte coletivo) planeja ampliar para 140 linhas na cidade. Elas seriam divididas em dois sistemas.


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