Folha de S. Paulo


Acidentes com ônibus no Rio deixam pelo menos 27 feridos

Ao menos 25 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, em um acidente no início da manhã desta segunda-feira (9) entre um ônibus articulado BRT (Bus Rapid Transit), e um coletivo convencional da linha 758 - Cascadura/Recreio -, na zona oeste do Rio.

Segundo a assessoria da empresa que controla os BRTs, o coletivo que liga a zona norte à zona oeste teria avançado o semáforo. Todas as pessoas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

O acidente aconteceu na altura da estação BRT Interlagos. Com o impacto da colisão, o ônibus BRT foi parar na pista lateral da avenida das Américas. A via, sentido Alvorada, ficou congestionada e três horas depois ainda apresentava lentidão. Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, da Polícia Civil, faziam durante essa manhã a perícia no local e só depois do trabalho concluído, os veículos serão retirados da pista.

Menos de uma hora depois deste acidente, na mesma via, um outro ônibus BRT bateu em um carro de passeio. A colisão aconteceu próximo à estação Pontões, a cerca de um quilômetro do primeiro acidente e deixou duas pessoas feridas. As vítimas são o motorista e um acompanhante que estavam no carro. As pessoas foram levadas para o mesmo hospital dos feridos no outro acidente.

A Secretaria de Saúde do município informou que dos 27 feridos nos dois acidentes, levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, sete já tiveram alta. O estado de saúde dos que continuam internados é estável.

Na terça-feira (3) da semana passada, dezenas de usuários do BRT promoveram uma manifestação na estação Magarça, interrompendo a circulação dos ônibus articulados por mais de cinco horas. As pessoas pediam melhorias no serviço e o aumento do número de coletivos para acabar com a superlotação nos ônibus.


Endereço da página: