Folha de S. Paulo


Prefeitura quer criar mais uma faixa exclusiva no corredor norte-sul

O secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse que a prefeitura estuda a possibilidade de ampliar o número de faixas segregadas no corredor norte-sul. A ideia, chamada de Faixa Solidária, iria beneficiar carros que transportam mais de dois passageiros, vans escolares e táxis.

Tatto, no entanto, não deu mais detalhes sobre o plano e não estipulou um prazo para retirar do papel essa iniciativa. "Isso é uma ideia interessante pode ser discutida e estudada. Mas, essa medida não pode ser feita no afogadilho precisa de um estudo maior", disse o secretário. Atualmente o corredor conta com uma faixa reservada para os ônibus em toda a extensão da via.

A criação de mais uma faixa exclusiva no corredor foi um pedido do Simtetaxis (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxis de São Paulo) que realizaram na manhã desta segunda-feira (9) uma manifestação nas ruas da cidade.

O protesto reuniu cerca de 30 taxistas que percorreram todo o corredor norte-sul utilizando a faixa da esquerda, no começo da manhã. O trânsito chegou a ficar complicado na região. Os manifestantes ainda fecharam, por volta das 6h30 de hoje, o acesso ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

O protesto é contra a decisão do Tribunal de Justiça de cancelar todos os alvarás vigentes. De acordo com Jilmar Tatto, a prefeitura deve recorrer da decisão.

"A linha da prefeitura é manter os alvarás para que não haja transtorno. Para nós é temerário a descontinuidade do serviço de táxis na cidade. Nós podemos, eventualmente, conversar com a categoria para organizar melhor o serviço", disse Tatto. Os manifestantes querem que a prefeitura aproveite a suspensão dos alvarás vigentes e elabore uma licitação para todo sistema, fato que o secretário disse ser contrário.

Os taxistas em protesto hoje também pediram à prefeitura a liberação o trânsito de táxis pelas faixas de ônibus que ficam à direita nas ruas. Atualmente, os taxistas podem trafegar apenas s corredores de ônibus e não nas faixas.

O secretário dos Transportes não se manifestou a respeito desse pedido.


Endereço da página:

Links no texto: