Folha de S. Paulo


Manifestantes prometem fechar marginal Pinheiros na tarde de hoje

Manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) prometem fechar a marginal Pinheiros por volta das 14h em um protesto na tarde desta sexta-feira.

A Polícia Militar e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disseram que não foram avisadas do bloqueio de vias da cidade com antecedência.

O grupo protesta pelo direito de permanecer em um terreno na rua Silveira Sampaio, na região do Paraisópolis, zona sul de São Paulo. O local, segundo o MTST, pertence ao governo federal. A área foi ocupada por cerca de 600 famílias no último dia 24.

Segundo Guilherme Boulos, coordenador do MTST, o terreno estava abandonado há 15 anos.

"Queremos abrir negociação com as três esferas de governo para que esse terreno seja transformado em moradias por meio do programa Minha Casa, Minha Vida", explicou Boulos, no dia da ocupação.

Ele afirmou que área fica ao lado de edifícios de alto padrão no Morumbi e que os sem-teto a ocuparam para evitar que houvesse especulação imobiliária e para pressionar as autoridades a destinar o local para a habitação popular.

De acordo com o coordenador, as pessoas que ocupam a área são moradores de Paraisópolis, que já não conseguiam pagar os aluguéis da região, que subiram muito. "Não se aluga um cômodo em Paraisópolis por menos de R$ 600 por mês."


Endereço da página: