Folha de S. Paulo


Acidente entre trem e carro suspende serviço ferroviário no Rio

Um carro e um trem se chocaram nesta manhã, próximo à estação Gramacho, no Rio de Janeiro. O acidente acontece às 7h20, segundo a concessionária SuperVia, responsável pela linha Saracuruna, onde ocorreu a colisão.

De acordo com nota publicada no site da empresa, o carro acessou indevidamente a passagem em nível oficial -- regularizada e sinalizada --, na linha férrea, e um trem que passava pelo local o atingiu. Os agentes da concessionária prestaram auxílio ao motorista do carro e os passageiros desembarcaram e seguiram para a plataforma da estação.

Ninguém ficou ferido. Devido a essa ocorrência, a circulação entre as estações Gramacho e Saracuruna e nos ramais Vila Inhomirim e Guapimirim precisou ser temporariamente suspensa.

De acordo com a concessionária SuperVia, esta passagem em nível se encontra em perfeito funcionamento e corresponde às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com comunicação luminosa e sonora. "Os sinais são ativados automaticamente com margem de segurança suficiente para que o trem siga viagem sem riscos de acidentes", disse a empresa por meio de nota.

A concessionária também afirmou que está negociando com o governo do Estado a implantação do projeto "Segurança da Via", cujo objetivo é realizar a segregação total da linha férrea, com a construção de muros, passarelas e viadutos.

Segundo a SuperVia, o sucesso da implantação desse projeto depende do poder público, pois envolve soluções urbanísticas de acessibilidade, desapropriações e programas sociais.

OUTRAS FALHAS

Pelo terceiro dia consecutivo um ramal (linha) de trem apresenta problemas no Rio de Janeiro. Ontem, um trem que seguia de Queimados, Baixada Fluminense, para a estação Central do Brasil parou nesta quarta-feira (4), por volta as 8h25, e deixou passageiros revoltados, que desembarcaram pelos trilhos para sair dos vagões, no Engenho de Dentro, zona norte do Rio

Na terça-feira (3), um trem quebrou e causou problemas na circulação do transporte ferroviário na cidade. Revoltados, passageiros iniciaram um protesto nos trilhos e as estações precisaram ser fechadas. Uma composição pegou fogo entre as plataformas de Quintino e Piedade, na zona norte carioca.


Endereço da página:

Links no texto: