Folha de S. Paulo


Haddad diz que pode descredenciar empresas de ônibus após greve

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta quarta-feira que pode descredenciar as duas empresas de ônibus que fizeram uma paralisação na manhã hoje, afetando mais de 240 mil usuários das zonas leste e oeste de São Paulo.

Motoristas e cobradores da viação Itaquera Brasil fizeram uma paralisação e bloquearam o acesso ao terminal Cidade Tiradentes (zona leste) em protesto, reivindicando pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A empresa é responsável por 288 ônibus, que ficaram sem sair da garagem até o início da tarde.

Empresas de ônibus com pior qualidade têm reajuste maior
Qualidade piora em 13 das 19 empresas de ônibus de SP

Já os funcionários da viação Oak Tree, que atende a zona oeste, mantêm a greve, iniciada por volta das 14h de sábado (31). Eles reclamam de atraso nos pagamentos das férias e de benefícios. A empresa é responsável por 83 coletivos, que atendem nove linhas. Ela foi multada no início da semana por "não cumprir partidas".

"Já chegamos no limite do suportável. A população não tem culpa se essas empresas estão sendo mal administradas. Se o empresário não tem condição de prestar o serviço tem que abrir mal do contrato pelo bem-estar da população", afirmou Haddad nesta quarta-feira.

"O que recomendei ao secretário Jilmar Tatto é, em função da reincidência, buscar definitivamente uma solução, seja pela substituição dessas empresas, seja pela mudança de linha para outros consórcios. Eu penso que nós chegamos a um ponto limite de tolerância", acrescentou ele.

O prefeito afirmou também que estuda a criação de uma companhia municipal de ônibus para atuar em casos emergenciais como as paralisações dos últimos dias. Segundo Haddad, a medida poderia ser tomada já no próximo ano. "Será um Paese aperfeiçoado".

"Não [seria] uma companhia que absorvesse todo o sistema, mas uma que, eventualmente, em casos como esse, teria condição de operar o sistema sem prejuízos para a população", afirmou o prefeito.


Endereço da página:

Links no texto: