Folha de S. Paulo


Pane em esteira rolante causa tumulto e fere 20 em metrô de SP

Uma falha em uma das esteiras rolantes da área de transferência entre as estações Paulista e Consolação, na linha 4-amarela do metrô de São Paulo, causou um tumulto que deixou ao menos 20 pessoas feridas, na manhã desta quarta-feira (4).

O dispositivo de proteção de uma das esteiras foi ativado após detectar um indício de irregularidade e parou o equipamento. Segundo a ViaQuatro, que administra a via, o tumulto entre os passageiros não foi causado pela pane, mas porque, aparentemente, algo os alarmou. Com isso, as pessoas se assustaram com o barulho e correram no sentido contrário ao fluxo, causando o tumulto.

A ViaQuatro afirmou que não há registros de falhas semelhantes na linha. A concessionária disse ainda que faz manutenção preventiva nas esteiras rolantes.

O acidente aconteceu por volta das 8h10. A Polícia Militar foi acionada e ao menos quatro carros foram para o local atender a ocorrência.

Dos 20 feridos, 16 precisaram ser encaminhados para o Hospital das Clínicas e para a Santa Casa. Nenhum sofreu ferimentos graves. A circulação dos trens não sofreu atrasos, segundo a concessionária.

A estação Paulista transporta, em média, 140 mil passageiros por dia útil. No corredor de interligação das estações Paulista (linha 4-amarela) e Consolação (linha 2-verde) há seis esteiras rolantes, divididas em dois conjuntos de três.

As esteiras têm 46 metros cada e funcionam com uma velocidade média de 0,65 metros por segundo. A capacidade de projeto das esteiras rolantes é de 7.000 passageiros por hora, segundo a concessionária.


Endereço da página: