Folha de S. Paulo


Médica que queria ser transferida do Recife para Alagoas se licencia por 15 dias

Antes de realizar seu primeiro atendimento no Recife pelo programa Mais Médicos, nesta terça-feira (3), a médica alagoana Adeisa Toledo Lyra apresentou um atestado médico e vai ficar afastada do trabalho por até 15 dias.

A médica, que na segunda-feira (2) disse que queria ser transferida para Alagoas para cuidar da mãe doente, informou ter dores na coluna para pedir o afastamento.

Ela disse à Folha que sofreu um entorse na sexta-feira e ainda sentia muitas dores.

Adeisa deveria começar a atender na unidade de atenção básica do Alto Santa Terezinha, na zona norte do Recife.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse no fim da manhã, em Brasília, que a transferência da médica está sendo analisada.

A Secretaria de Saúde do Recife não se manifestou sobre o afastamento de Adeisa.

Dos 12 médicos selecionados pelo Mais Médicos para trabalhar na capital pernambucana, somente seis se apresentaram --entre eles Adeisa.

Duas médicas desistiram do programa. A Prefeitura do Recife não divulgou os nomes das profissionais e disse que elas ainda não apresentaram oficialmente os motivos da desistência.

Os municípios que informarem desistências ao Ministério da Saúde até esta quarta-feira (4) poderão preencher as vagas com médicos da segunda seleção feita pelo programa até a sexta-feira passada.

Questionado sobre as desistências, Padilha disse que "se for [um boicote], é de uma perversidade quase que inimaginável".


Endereço da página: