Folha de S. Paulo


'Grevistas' vão representar motoristas de ônibus em SP

O grupo que bloqueou metade dos terminais de ônibus de São Paulo em julho venceu a eleição do sindicato dos motoristas e cobradores.

A chapa liderada por José Valdevan de Jesus, 44, conhecido como Noventa, obteve 57% dos votos e vai assumir o comando da categoria pelos próximos cinco anos.

O vice-presidente será Edivaldo Santiago, 65, que já chefiou o sindicato quatro vezes e liderou a maior greve de ônibus da cidade, em 1992.

No cargo desde 2004, Isao Hosogi, o Jorginho, não conseguiu se reeleger. Ele tinha o apoio da Força Sindical, Nova Central e da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Apoiado pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), Noventa diz que não pretende fazer greves por reajuste salarial, mas afirma não descartar essa possibilidade.

"Vamos sempre manter diálogo, é claro que não queremos prejudicar a população. Mas eu represento o trabalhador, não a população."

A posse da nova diretoria, que representará 37 mil trabalhadores com orçamento anual de R$ 16 milhões, deverá ocorrer em novembro.

PARALISAÇÕES

Funcionários da viação Oak Tree, que atende nove linhas na zona oeste, cruzaram os braços na tarde de ontem alegando atraso no pagamento das férias e de benefícios.

A prefeitura aplicou multa de R$ 16.560 à empresa.

Pela manhã, um ato de movimentos de moradia impediu a circulação da viação Cidade Dutra, na zona sul.


Endereço da página: