Folha de S. Paulo


Professores protestam na Régis Bittencourt em Embu das Artes (SP)

Professores da rede municipal de Embu das Artes (na Grande São Paulo) fecharam uma das pistas da rodovia Régis Bittencourt na tarde desta segunda-feira em um protesto contra a mudança da data de pagamento pela prefeitura do município. A via ficou interditada por quase duas horas.

O bloqueio ocorreu na pista sentido Curitiba, na altura do km 281, em Embu das Artes. As cerca de 200 pessoas já tinham protestado na cidade mais cedo e caminharam até o local no início da tarde. A rodovia ainda tinha 5 km de congestionamento por conta do ato por volta das 16h20.

O protesto ocorre porque a prefeitura da cidade anunciou na última quinta-feira (29) que não vai mais pagar os servidores no último dia útil do mês, como já ocorria, e passará a pagá-los no quinto dia útil do mês. Segundo a prefeitura, isso ocorre devido a uma adequação orçamentária.

"Não houve nenhum aviso prévio, eles apenas soltaram uma nota pelo site da prefeitura um dia antes do pagamento. Agora, os servidores estão com contas vencendo por conta disso", afirmou Carlos Roberto Meira, secretário geral do Siproem (Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais de Barueri e Região).

Os professores fizeram uma assembleia na manhã de hoje e decidiram iniciar uma greve por conta do impasse. A prefeitura foi procurada e afirmou que houve uma reunião mais cedo com a categoria e que o diálogo está aberto, mas que o pagamento foi mantido apenas para o quinto dia útil.


Endereço da página: