Folha de S. Paulo


Após alagamento, moradores voltam às suas casas em Porto Alegre

Um dia depois do rompimento do dique que alagou um bairro inteiro em Porto Alegre, moradores começaram a voltar para suas casas no bairro Sarandi neste domingo (1º).

Segundo a Defesa Civil, cerca de 70% das casas atingidas pela água estavam reocupadas até o início desta noite. Aproximadamente cem pessoas permanecem em abrigos, mas a maior parte do bairro já está seca.

Ontem, quando a água atingiu até 1,30 m de altura, mil pessoas ficaram desabrigadas. Houve saques às casas alagadas durante a madrugada.

Na noite de hoje, o nível da água era de, no máximo, 30 cm. A luz elétrica estava sendo religada aos poucos, enquanto o abastecimento de água já funcionava normalmente.

A expectativa da Defesa Civil é que a situação se normalize até amanhã. "A água está baixando muito rápido, mais rápido que imaginávamos", diz o secretário municipal de Defesa Civil, Ernesto Teixeira.

Ronaldo Bernardi/Agência RBS/Folhapress
Carros ficam submersos após rompimento de dique em Porto Alegre; cerca de 700 casas ficaram alagadas no bairro Sarandi
Carros ficam submersos após rompimento de dique em Porto Alegre; cerca de 700 casas ficaram alagadas no bairro Sarandi

CAUSAS

A inundação ocorreu na madrugada de sábado (31), com o rompimento do dique que represa as águas do rio Gravataí, na região norte de Porto Alegre. Uma rachadura de seis metros se formou na estrutura, o que deu início ao vazamento.

Não se sabe ainda o que provocou o rompimento. Técnicos da prefeitura, porém, suspeitam que a rachadura tenha sido provocada intencionalmente. Por causa disso, a polícia foi acionada e investiga o caso.


Endereço da página: