Folha de S. Paulo


Número de ciclistas mortos no trânsito cai 42% em São Paulo

Levantamento feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostra uma queda de 42% no número de mortes de ciclistas na cidade de São Paulo. De janeiro a maio deste ano, 15 pessoas que usavam a bicicleta como meio de transporte morreram vítimas de acidentes. No ano passado foram 26 no mesmo período.

Segundo a companhia, o número de mortos nos cinco primeiros meses de 2013 é o menor desde 2005. Naquele ano, de acordo com a CET, 36 ciclistas morreram no trânsito de São Paulo.

Por meio de nota, a companhia atribui essas estatísticas aos trabalhos educativos e a intensificação da fiscalização por desrespeito ao ciclista. Segundo a CET, desde o lançamento do Programa de Segurança ao Ciclista, no ano passado, foram aplicadas 4.160 multas.

EDUCAÇÃO

Na manhã desta sexta-feira (30), a CET lançou o Programa de Educação de Trânsito para Ciclistas. A ideia tem como objetivo promover atividades para a educação, orientação e conscientização de jovens e adultos que usam a bicicleta como meio de transporte. O outro programa, Programa de Segurança ao Ciclista, era voltado para os motoristas.

De acordo com a companhia, a primeira iniciativa do programa acontece no próximo dia 4 quando começa o curso Pedalar com Segurança. A primeira turma será formada somente por adultos e o atendimento para jovens ainda está em fase de estruturação.

As atividades serão realizadas no CETET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET), que fica na Avenida Marquês de São Vicente, 2.154, na Barra Funda.


Endereço da página: