Folha de S. Paulo


Médicos estrangeiros conhecem postos de saúde em Pernambuco

Os médicos estrangeiros que participam do programa Mais Médicos em Pernambuco conheceram nesta sexta-feira (30) a realidade de algumas unidades de saúde da família nos moldes daquelas onde irão trabalhar nos próximos três anos.

Os 116 médicos foram distribuídos em 23 unidades no Recife, Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana da capital) e Vitória de Santo Antão (zona da mata pernambucana).

Apenas o endereço de uma, no bairro do Ibura, na zona sul do Recife, foi divulgado à imprensa.

O posto de saúde foi escolhido por ser uma unidade em que estudantes e residentes são orientados.

Sete médicas cubanas chegaram à unidade por volta das 8h e passaram a manhã conhecendo a dinâmica do posto.

A médica da família Liudmila Calzado, 50, disse não ter visto diferença em relação ao que está acostumada em Cuba. "Estamos nos preparando, mas consideramos que vai ser tudo bem porque se parece muito com Cuba", disse a médica, que vai para Minas Gerais.

Profissional com 26 anos de experiência, Calzado observou uma diferença: disse que, enquanto em Cuba os médicos devem tentar resolver o problema do paciente na hora, no Brasil a orientação é encaminhá-lo para especialistas.

"Em Cuba, quando o paciente chega a nós, tratamos de resolver seu problema imediatamente. Aqui já nos avisaram que devemos ir devagar, que não podemos implantar nosso sistema neste país", afirmou.

À tarde, os médicos voltam a Vitória de Santo Antão para debater com seus professores o que viram pela manhã.

Na segunda-feira (2), os profissionais brasileiros que integram o Mais Médicos começarão a atender nas cidades às quais foram destinados.


Endereço da página: