Folha de S. Paulo


Chuva causa três mortes e deixa mais de 14 mil fora de casa no RS

Um balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (29) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a terceira morte causada pelas chuvas que atingiram o Estado no começo desta semana. No total, 14.793 pessoas estão desalojadas (foram para casas de amigos e parentes) e 2.860 estão desabrigadas, ou seja, dependem de abrigos públicos.

A terceira vítima foi registrada em São Francisco de Paula (113 km de Porto Alegre), na região nordeste do Estado. Segundo a Defesa Civil, Antonio Lazari, 54, morreu em decorrência da cheia do rio Santa Clara. Uma outra pessoa na cidade ficou ferida.

Itamar Aguiar/Futura Press/Folhapress
Alagamento na manhã de segunda-feira (26), na cidade de São Sebastião do Cai (RS)
Alagamento na manhã de segunda-feira (26), na cidade de São Sebastião do Cai (RS)

As outras duas mortes ocorreram nas cidades de Montenegro e São Leopoldo, provavelmente, vítimas de afogamento. Em Montenegro a vítima foi Jeferson Boos, que caiu nas águas ao tentar descer a escada da casa onde vivia na última segunda-feira (26). O local estava alagado na ocasião.

A segunda vítima foi identificada como Ginei Colombo Deben. Ele é morador de São Leopoldo e foi encontrado na terça-feira pelos bombeiros. Não foram informados os detalhes da morte dele.

A Defesa Civil aponta ainda que 33 cidades foram afetadas e 12 rios transbordaram. A cidade mais afetada foi São Leopoldo, onde a cheia do rio dos Sinos, desabrigou 120 pessoas e desalojou ao menos 8.000.

De acordo com o último balanço, duas estradas estão bloqueadas. São elas: ERS 020 - entre Taquara e São Francisco de Paula e a VRS 826, entre Feliz e Alto Feliz


Endereço da página: