Folha de S. Paulo


Umidade relativa do ar cai e São Paulo decreta estado de atenção

Ao longo deste domingo, o tempo permaneceu seco, ensolarado e com temperaturas na casa dos 30º em São Paulo.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), esta combinação fez com que a umidade relativa do ar entrasse em declínio e atingisse valores críticos, abaixo dos 30%, o que levou a Defesa Civil Municipal a decretar estado de atenção.

Editoria de Arte/Folhapress

Estas condições também dificultam a dispersão de poluentes, o que prejudica a qualidade do ar na Grande São Paulo. Nas próximas horas a cobertura de nuvens aumenta um pouco com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva para a capital paulista.

CUIDADOS

Devido ao tempo seco e a baixa umidade relativa do ar, recomenda-se evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

O tempo seco pode causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. Há também a possibilidade de aumento no potencial de incêndios em pastagens e florestas.

TENDÊNCIA

A segunda-feira (26) ainda começa abafada com sol entre nuvens em São Paulo. Os termômetros variam entre 16ºC e 26ºC. Entre o final da tarde e a noite a aproximação de uma frente fria muda o tempo, provocando aumento de nebulosidade, rajadas de vento e chuvas na forma de pancadas isoladas. Podem ocorrer pontos de maior intensidade em algumas regiões da Grande São Paulo.

Na terça-feira (27) o tempo fica nublado e chuvoso na capital paulista. As mínimas oscilam em torno dos 13ºC, enquanto que as máximas não devem superar os 18ºC. De acordo com o CGE, há a possibilidade de chuva fraca, porém podem ocorrer pontos moderados com trovoadas e rajadas de vento.


Endereço da página: