Folha de S. Paulo


Área de Guaratiba pode virar parque, diz Paes

Depois de receber na sexta-feira (23) uma carta do papa Francisco pedindo atenção com o bairro de Guaratiba, zona oeste do Rio, que receberia a JMJ (Jornada Mundial da Juventude) em julho, o prefeito Eduardo Paes anunciou neste sábado investimentos de R$ 100 milhões na região, e afirmou que vai reurbanizar toda zona oeste até 2016.

O Campus Fidei, onde seria realizada uma vigília durante a JMJ, e, em seguida, uma missa do papa, poderá virar um parque, aos moldes do Parque de Madureira, depois que os próprios moradores rejeitaram a ideia do lançamento de um bairro popular no local, o que aumentaria a densidade demográfica da região.

"Ainda não temos uma definição sobre o Campus Fidei. Estamos estudando, convidamos alguns especialistas, e o que fizemos foi congelar e inviabilizar qualquer tipo de edificação ali. Estamos esperando esse estudo para definir o que poderá ser ali, se um parque, uma área protegida", disse.

Em visita ontem e hoje (24) a Guaratiba, dentro do projeto Prefeitura Itinerante, Paes ouviu dos moradores pedidos de melhorias na qualidade do transporte público e dos serviços oferecidos pela saúde; reforma da Fazenda Modelo; e a criação de um grande parque no terreno do Campus Fidei.

"Até 2016, não teremos mais nenhum bairro de Guaratiba sem urbanização adequada. Ontem à tarde, inclusive, por coincidência, recebi uma carta do papa Francisco pedindo para que eu olhasse com carinho por Guaratiba. Essa região agora tem a proteção do papa", disse o prefeito durante o encontro com a população.

Até 2016, segundo o site da Prefeitura do Rio, 253 localidades e 2.246 vias da zona oeste serão beneficiadas, o que atinge cerca de 556 mil pessoas. Serão 511 quilômetros de rede de drenagem, 1.850 quilômetros de rede de esgoto e água potável e 555,5 quilômetros de pavimentação.


Endereço da página: