Folha de S. Paulo


Protestos são tema de exposição fotográfica em galeria de SP

As manifestações que tomaram as ruas de São Paulo são tema de exposição que acaba de entrar em cartaz na Ímã Foto Galeria, na Vila Madalena, zona oeste da cidade.

O espaço exibe imagens, de diferentes dias de protesto da capital paulista, registradas por 12 fotógrafos do coletivo selvaSP.

Entre os trabalhos, está a fotografia de Victor Dragonetti, 22, o Drago, que mostra o policial Wanderlei Vignoli ferido na cabeça e apontando uma arma para um grupo de manifestantes. A foto, publicada na primeira página da Folha, registrou o instante em que o PM reagiu contra os manifestantes após ser atingido por uma pedrada.

Drago/selvaSP
O policial militar Wanderlei Vignoli aponta arma para manifestantes durante protesto de 13/6; imagem integra a mostra ManifestaSP
O policial militar Wanderlei Vignoli aponta arma para manifestantes durante protesto de 13/6; imagem integra a mostra ManifestaSP

"Todos começaram a correr e, de repente, o cara [o PM Vignoli] estava na minha frente apontando uma arma. Minha reação foi fotografar como instinto de segurança, porque ele poderia atirar em mim a qualquer momento", disse Drago à Folha após registrar a imagem.

Outros momentos decisivos, que retratam da mobilização popular a cenas de vandalismo e confrontos com a polícia, estão expostos na mostra, intitulada ManifestaSP.

Visitantes podem conferir os vídeos e dezenas de fotografias, expostas em caixas de luz, gratuitamente, até 7 de outubro. De segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h. Outras informações no site: www.imafotogaleria.com.br.

Vídeo


Endereço da página:

Links no texto: