Folha de S. Paulo


Edifício de luxo no Leblon é multado por ligação irregular de esgoto no Rio

Uma ação da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro flagrou nesta sexta-feira um edifício do Leblon, zona sul da capital fluminense, que despejava esgoto sem tratamento na rede pluvial da cidade --dutos destinados apenas à coleta da água das chuvas.

A secretaria multou o condomínio do edifício Bellagio, localizado na rua Rainha Guilhermina, em R$ 100 mil. O bairro do Leblon está entre os mais valorizados do Rio de Janeiro. Na mesma rua do Bellagio --que possui seis andares e uma cobertura--, é fácil encontrar apartamentos de apenas um dormitório à venda por mais de R$ 2 milhões.

Para flagrar as irregularidades no Leblon, os fiscais se valeram de tecnologia. Um robô com câmera acoplada, do tamanho de uma caixa de sapato, foi teleguiado pelos agentes da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e apontou o lançamento ilegal de esgoto na rede.

Há pouco mais de um mês, o mesmo equipamento apontou despejo irregular de esgoto por parte do hotel Marina Palace, também no Leblon.

"Vamos fazer uma obra para canalizar o esgoto de toda a encosta do Leblon e, em breve, o robô espião estará inspecionando galerias de águas pluviais de Ipanema", afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

A secretaria combate o lançamento de esgoto na rede pluvial para evitar que os dejetos poluam as praias de Leblon e Ipanema. O objetivo é fazer com que, até o ano que vem, estejam recuperadas as praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca.


Endereço da página: