Folha de S. Paulo


Salvador cria faixa exclusiva para quem dá carona

Para tentar melhorar o trânsito da capital baiana, a Prefeitura de Salvador implantou nesta quarta-feira (21) uma medida para incentivar a carona e diminuir a quantidade de carros nas ruas.

Um trecho viário de cinco quilômetros de extensão na orla se tornou de uso exclusivo para quem trafega acompanhado no carro.

A ação, batizada de Faixa Solidária, inverte uma das pistas à beira-mar entre os bairros da Boca do Rio e Piatã, das 6h às 9h, oferecendo mais uma alternativa no sentido centro da cidade.

Um estudo divulgado pela prefeitura diz que 76% dos veículos que fazem esse percurso diariamente, no início da manhã, não conduzem mais ninguém além do motorista.

"Vizinhos podem combinar de saírem de casa juntos, em apenas um carro, e por aí vai", diz Marcelo Corrêa, diretor do órgão municipal de trânsito de Salvador.

No primeiro dia da novidade, porém, os congestionamentos não se reduziram e houve críticas por falta de divulgação. Muitos não sabiam que podiam usar a avenida, na contramão, caso não estivessem circulando sozinhos.

A separação das faixas foi feita com cones na pista.

Corrêa diz que as reclamações são normais e que já trabalha em eventuais ajustes. "É uma mudança de cultura na forma como as pessoas vinham utilizando a via há décadas, então é natural que haja uma reacomodação. A gente espera que tudo seja resolvido em breve", afirma.

Ele também minimiza a perda de espaço para quem faz o sentido contrário. "É muito difícil encontrar soluções que atendem a 100% dos interesses de uma sociedade. Nesse sentido, privilegiamos 6.000 [veículos/hora no trecho] em detrimento de 1.900", disse.

A alteração ainda está em fase de medida educativa, mas a prefeitura diz que será definitiva e que haverá punições em caso de descumprimento por parte dos motoristas, embora não tenha anunciado prazo para isso.


Endereço da página: