Folha de S. Paulo


CET implanta mais três faixas exclusivas e amplia corredor de ônibus

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai implantar na próxima segunda-feira (19) três novas faixas exclusivas de ônibus à direita da via e a ampliação de um corredor de ônibus. Ao todo, serão 10,5 km novos de pistas para priorizar o transporte público. A gestão Fernando Haddad (PT) quer que os paulistanos repensem o uso do carro.

Entre as vias, está a avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central. De acordo com a CET, a faixa exclusiva para ônibus será em toda a extensão da via no sentido centro. Ao todo, serão 4,8 km de extensão desde a praça Dom Gastão Liberal Pinto até a rua Maria Paula.

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A nova faixa estará à direita da via e vai funcionar de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.

No sentido bairro (no contra-fluxo do tráfego geral), a faixa funcionará no mesmo horário entre a rua Santo Amaro e a rua dos Ingleses e, também, entre a rua Groenlândia e a praça Dom Gastão Liberal Pinto. De acordo com a CET, nos demais trechos a exclusividade dos ônibus vale por período integral.

Pela Brigadeiro Luís Antônio circulam 32 linhas de ônibus municipais, transportando, em média, 270 mil passageiros por dia útil.

Editoria de Arte/Folhapress

ÁGUIA DE HAIA

Na avenida Águia de Haia, zona leste, a faixa exclusiva vai funcionar de segunda a sexta-feira nos horários de pico. No sentido centro, das 5h às 9h e, no sentido bairro, das 17h às 20h. A pista para os ônibus vai funcionar em toda a extensão da via, desde a avenida São Miguel até o acesso à Radial Leste, totalizando 4,3 km.

Pela Águia de Haia, diz a CET, circulam 47 linhas, transportando em média 290 mil passageiros por dia útil.

RUA JOÃO TEODORO

A rua João Teodoro, entre as avenidas do Estado e Tiradentes, também receberá a faixa para priorizar o uso do transporte público. Com 0,9 km de extensão, ela vai funcionar de segunda a sexta, das 6h às 10h. Na via circulam cinco linhas que transportam cerca de 40 mil passageiros em um dia útil.

O motorista que invadir a faixa exclusiva à direita de ônibus pode perder três pontos na carteira de habilitação e ainda receber multa de R$ 53,20. Segundo a CET, os agentes de trânsito vão apenas orientar os motoristas nos primeiros dias. Ainda não há data de quando as multas começam a ser aplicadas. No corredor norte-sul, será a partir do dia 26 de agosto.

CORREDOR PIRITUBA-LAPA-CENTRO

Já o corredor de ônibus Pirituba-Lapa-Centro será ampliado a partir de segunda-feira para dar exclusividade para os ônibus que trafegarem pela avenida Francisco Matarazzo, na zona oeste.

Segundo a CET, a faixa exclusiva à esquerda vai operar em dois trechos distintos da via. A pista vai complementar trechos do corredor onde anteriormente havia o compartilhamento da via entre os ônibus e os demais tipos de veículos. A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa valerá de segunda a sexta-feira, das 4h às 23h e aos sábados, das 4h às 15h.

A CET explica que no sentido bairro serão 200 metros de corredor próximo ao viaduto Pompeia. Já no sentido centro, o complemento do corredor terá 300 metros e estará no acesso à avenida General Olímpio da Silveira.

Segundo a CET, pela Francisco Matarazzo, circulam 37 linhas de ônibus, transportando aproximadamente 153 mil passageiros por dia útil.

FAIXA REVERSÍVEL

Na região, também já foi implantada, no dia 29 de julho, uma faixa reversível para ônibus, no pico da tarde, sobre a ponte do Piqueri. A pista para os coletivos tem 380 metros e é ativada no sentido centro (Lapa), das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, com uma faixa de rolamento operando em direção ao bairro (Piqueri).

O motorista que invade os corredores de ônibus pode levar multa de R$ 127,69 e ainda perder cinco pontos na carteira por cometer a infração, considerada grave. Segundo a CET, no corredor as multas poderão ser aplicadas já na segunda-feira.


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