Folha de S. Paulo


Multa para quem invadir faixa de ônibus começa dia 26 na 23 de Maio

As multas para os motoristas que invadirem a faixa exclusiva de ônibus no corredor norte-sul, que inclui a avenida 23 de Maio entre outras vias importantes de São Paulo, começam a ser aplicadas no próximo dia 26, segundo informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Por enquanto, explica a CET, agentes de trânsito apenas orientam os motoristas a não utilizar a pista voltada para os coletivos. A companhia informou ainda que a fiscalização será feita por 12 agentes em cada sentido da via. Fiscais da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) também ajudarão a autuar os motoristas.

Os marronzinhos ficarão distribuídos entre a praça Campo de Bagatelle, em Santana (zona norte) até a avenida Jangadeiro (zona sul). O motorista poderá levar multa de R$ 53,20 e ainda perder três pontos na carteira de habilitação.

MAIS VELOCIDADE

Ontem (12), a prefeitura inaugurou o terceiro trecho de faixa exclusivas, totalizando 25 km de pistas apenas para os ônibus.

O último trecho inaugurado liga o viaduto Deputado Luís Eduardo Magalhães, no Campo Belo, à avenida Senador Teotônio Vilela, na Cidade Dutra (zona sul de SP). A faixa de ônibus terá mais uma extensão, até a avenida Atlântica, também na Cidade Dutra, ainda sem data de abertura.

Segundo a CET, a velocidade média dos ônibus aumentou 71% no trecho inaugurado ontem. No trecho entre o túnel do Anhangabaú (centro) e a avenida Washington Luís, implantado na semana passada, o ganho foi de 108% na velocidade. Ontem, na primeira manhã de funcionamento do novo trecho, os ônibus foram 40 minutos mais rápidos que os carros.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Veículos enfrentam trânsito no corredor norte-sul; coletivos ganharam mais velocidade após implantação de faixa exclusiva
Veículos enfrentam trânsito no corredor norte-sul; coletivos ganharam mais velocidade após implantação de faixa exclusiva

MAIS UMA FAIXA

A prefeitura deverá implantar, na próxima segunda-feira (19), faixas exclusivas de ônibus na avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Hoje em dia, parte da via já tem uma pista reservada aos coletivos no sentido bairro, mas a ideia é ampliar e modificar a faixa existente. O trecho que receberá a faixa exclusiva será divulgado até o fim desta semana.

Atualmente, a Brigadeiro Luís Antônio tem faixa para ônibus entre a rua Aguiar de Barros e a praça Pérola Byington, entre a rua dos Ingleses e a alameda Santos, entre a alameda Jaú e a rua Caconde e entre as ruas Jundiaí e Groenlândia.


Endereço da página:

Links no texto: