Folha de S. Paulo


Com faixa, ônibus supera carros em 40 minutos

Os ônibus foram 40 minutos mais rápidos que os carros na primeira manhã de funcionamento do terceiro trecho da faixa exclusiva no corredor norte-sul.

De ônibus, a reportagem percorreu os 13 km da via exclusiva inaugurados ontem, no sentido centro, nas avenidas Senador Teotônio Vilela, na Cidade Dutra (zona sul), Interlagos e Washington Luís, até o viaduto Deputado Luís Eduardo de Magalhães, no Campo Belo (zona sul).

O trecho foi feito em 29 minutos, das 6h47 às 7h16. O carro da reportagem fez o mesmo percurso, partindo no mesmo horário, e demorou uma hora e 11 minutos.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a velocidade média dos ônibus aumentou 71% no trecho inaugurado ontem. No trecho entre o túnel do Anhangabaú (centro) e a avenida Washington Luís, implantado na semana passada, o ganho foi de 108% na velocidade.

"Está muito mais rápido", afirmou Cláudio Correia dos Santos, motorista da linha Jardim Quarto Centenário-Praça da Sé. Ele demorava, em média, uma hora para percorrer o trecho. Ontem, fez em 30 minutos.
Para o assistente financeiro Marcelo Diniz, 42, a faixa pode ser uma opção para deixar o carro em casa.

"Sexta-feira fui trabalhar de carro e gastei duas horas e meia. Hoje vim de ônibus e vou economizar meia hora. O carro não está compensando", disse. Ele mora na Cidade Dutra e trabalha em Perdizes (zona oeste).

Em relação à última sexta-feira, a lentidão para os automóveis aumentou. Na avenida Interlagos, por exemplo, às 7h, o tamanho da fila passou de 1,3 km para 2,2 km -aumento de 69% na lentidão.

Na Washington Luís, que não teve registro de lentidão na sexta-feira, às 7h, segundo a CET, teve 1,5 km de filas ontem no mesmo horário.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Veículos enfrentam trânsito no corredor norte-sul; coletivos ganharam mais velocidade após implantação de faixa exclusiva
Veículos enfrentam trânsito no corredor norte-sul; coletivos ganharam mais velocidade após implantação de faixa exclusiva

Endereço da página: