Folha de S. Paulo


Sobe para 22 o número de internos recapturados após fugir da Fundação Casa

Até o fim da noite desta segunda-feira, 22 dos 54 internos que fugiram da Fundação Casa de Itaquera (antiga Febem) foram recapturados, segundo a assessoria de imprensa da instituição. A rebelião na unidade terminou por volta das 15h30. Esse foi o segundo motim ocorrido nesta segunda-feira em São Paulo.

De acordo com o corregedor-geral da Fundação Casa, Jadir Pires de Borba, 54 menores conseguiram fugir e, por volta das 20h30, apenas 17 tinham sido recapturados, "essa é a maior fuga dos últimos cinco anos". A PM continua com buscas pela região.

O diretor da unidade de Itaquera e outros 29 reféns foram levados com ferimentos leves para o hospital Santa Marcelina. Além dele, outras vítimas ficaram feridas. Nenhum interno ficou machucado durante a rebelião, segundo a Fundação Casa.

Veja vídeo

De acordo com a assessoria da fundação, a rebelião começou com jovens que não conseguiram fugir da unidade após um grupo conseguir escapar. Durante a rebelião, outros menores conseguiram fugir. A Folha flagrou mais de dez internos escapando pelo muro da instituição.

VILA LEOPOLDINA

Menores da unidade da Vila Leopoldina (zona oeste) também se rebelaram e fizeram 12 reféns. Eles iniciaram o motim por volta das 9h20 em uma sala de aula após uma tentativa frustrada de fuga.

A participação de cada um dos infratores será investigada para que sejam responsabilizados. Os menores queimaram objetos dentro no pátio da unidade e escreveram frases como "Paz e justiça" no chão.

O Grupo de Apoio da Fundação Casa, conhecido como Choquinho, foi acionado, mas não precisou entrar entrou na unidade.

O prédio da Vila Leopoldina tem capacidade para 150 internos e 100 adolescentes estão no local. Já o prédio da zona leste tem capacidade para 152 jovens e abriga 103.

Os motins acontecem a menos de um mês de um outro motim que houve em uma unidade da Fundação Casa, na Grande São Paulo. No último dia 18 de julho, 17 funcionários da unidade Tapajós, em Franco da Rocha, foram mantidos reféns pelos internos. Três deles ficaram feridos.

Para a Fundação Casa, ainda não há qualquer relação entre os dois casos.


Endereço da página:

Links no texto: