Folha de S. Paulo


Baixa temperatura deixa São Paulo em estado de alerta

A Defesa Civil de São Paulo decretou estado de alerta em toda a cidade de São Paulo na noite deste domingo. O decreto foi feito devido à baixa temperatura média na cidade, que era de 10º C às 21h50, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), enquanto a sensação variava entre 7ºC e 9ºC por causa dos ventos.

No mesmo horário, o radar meteorológico de Parelheiros, na zona sul da capital paulista, registrava uma temperatura de 7,6ºC, mas a ventania na região derrubada a sensação térmica para 4ºC.

Com a declaração de alerta, órgãos da prefeitura passam a dar encaminhamento ou acolhimento a pessoas em situação de risco na cidade. A Defesa Civil também reforça a operação para auxiliar as pessoas mais vulneráveis, como moradores de rua.

A queda na temperatura foi causada, segundo o instituto, pelos ventos soprados do quadrante sul e pela passagem de uma frente fria no Estado de São Paulo. Nas próximas horas, a previsão é que as temperaturas ainda caiam, mas não há previsão de chuva na Grande São Paulo.

Em julho, a cidade registrou a menor temperatura máxima durante o dia desde 1961 quando foram iniciadas as medições na cidade. No dia 24 daquele mês, a temperatura mais quente registrada pelos termômetros do mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 8,7ºC no início da tarde.

PREVISÃO

Segundo o CGE, a segunda-feira (12) começará com a temperatura próxima a 10ºC e o sol deve aparecer entre nuvens. Mesmo com o frio no início do dia, os termômetros podem marcar até 25ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade do ar pode cair a 40% e não há previsão de chuvas.

A temperatura deve voltar a subir na terça-feira (13), quando o dia começa com temperaturas de 13ºC. Durante o dia, o sol faz com que os termômetros cheguem a marcar 26ºC durante a tarde. A umidade relativa do ar também será boa para o inverno, variando entre 45% e 95%.

No fim da tarde, uma nova frente fria chega à região e deve trazer chuvas e rajadas de vento até quarta-feira (14), quando terá uma nova queda acentuada da temperatura. A partir de quinta-feira (15), os termômetros devem registrar valores abaixo dos 10ºC.


Endereço da página:

Links no texto: