Folha de S. Paulo


Coronel Frederico Caldas assume comando das UPPs do Rio

O novo comandante-geral da Polícia Militar do Rio, o coronel Luís Castro anunciou na tarde desta quinta-feira o nome do novo coordenador das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras): o coronel Frederico Caldas. O oficial era até a última semana o relações-públicas da corporação. O coronel Cláudio Lima Freire será o subcoordenador das UPPs.

Em seu primeiro boletim, distribuído hoje à tropa da Polícia Militar, o coronel Castro não fez qualquer menção à anistia anunciada na semana passada pelo então comandante, coronel Erir da Costa Filho. O ato, considerado a gota dágua que representou a exoneração de Costa Filho, anistiou 450 policiais que praticaram infrações disciplinares.

Em nota, a assessoria da PM informou que o ato se refere apenas a infrações de baixo potencial, como atrasos ou faltas, por exemplo. Mas a redação publicada no Boletim da PM, no dia 1º, é genérica e deixa brechas para casos mais graves.

Há expectativa de que o coronel revogue o ato de anistia nos próximos dias, como prometeu em seu discurso de apresentação na secretaria de Segurança Pública, do Rio, na segunda-feira (5).

O boletim também não trouxe qualquer nomeação para os cargos de chefia da Polícia Militar do Rio.


Endereço da página: