Folha de S. Paulo


Com faixa exclusiva, velocidade dos ônibus chega a dobrar em SP

Dados da CET (Companhia Engenharia de Tráfego) mostram que o pico de velocidade registrado com a nova faixa de ônibus do corredor norte-sul em São Paulo é mais que o dobro da velocidade média registrada na via antes da implantação da iniciativa. O levantamento levou em consideração a velocidade desenvolvida pelos coletivos entre às 6h e às 15h, da última quarta-feira (7).

Usuário terá que repensar uso do carro, diz Haddad

De acordo com os número revelados pela companhia, os ônibus chegaram a atingir uma velocidade de 34,3 km/h às 15h, no sentido bairro-centro. Antes da implantação, a velocidade média desenvolvida pelos ônibus no corredor formado pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luís era de 15 km/h.

Até mesmo a menor velocidade verificada após a instalação da faixa de ônibus é superior em 3 km/h a média verificada no período anterior a iniciativa da Prefeitura de São Paulo. Segundo os dados da CET, os coletivos chegaram a trafegar a 18,7 km/h, às 8h de ontem.

Hoje, pelo quarto dia consecutivo, a reportagem da Folha percorreu o corredor norte-sul de carro, desde o túnel Anhangabaú até a região do aeroporto de Congonhas, trecho onde há uma faixa dedicada exclusivamente aos ônibus.

Pela primeira vez na semana foi possível verificar um tempo de viagem muito próximo tanto no sentido zona sul quanto na direção do centro. Foram necessários 40 minutos para percorrer o caminho na direção do centro e 35 para ir de ponta a ponta no sentido contrário.

O ponto mais crítico, nos dois sentidos, continua sendo do Complexo Viário João Jorge Saad até o viaduto João Julião da Costa Aguiar. Durante toda a manhã, por exemplo, este trecho de 3 km ficou congestionado, tanto no caminho do centro quanto para quem vai na direção da zona sul.

MEDIDAS

Para tentar resolver os congestionamentos no corredor norte-sul, a CET alterou a circulação de veículos entre a avenida Ceci e Moreira Guimarães. Na avaliação da companhia também foi necessário colocar um semáforo no cruzamento entre a avenida Indianópolis e a alameda dos Guaiases, que ainda precisou ter o tráfego restrito entre as avenidas Ceci e Itacira.


Endereço da página:

Links no texto: